Escolas públicas podem realizar inscrições para Olimpíada Brasileira de Física

Escolas das redes municipal, estadual e federal podem realizar, a partir desta quinta-feira (5), o credenciamento para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Estão hábeis a participar estudantes dos 9º anos do ensino fundamental, além das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. A inscrição pode ser realizada até 02 de junho.

Para efetivar o credenciamento, o responsável deve preencher o formulário disponibilizado no site da olimpíada, por meio do link https://sec.sbfisica.org.br/olimpiadas/obfep2018/forms/credenciamento/. A unidade escolar inscrita deve ter pelo menos um professor responsável pelos estudantes.

No caso dos jovens que estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), eles podem se inscrever, seguindo as mesmas regras, a partir do 2º segmento do ensino fundamental (8º e 9º anos), e do ensino médio, nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série.

As provas serão divididas em duas fases. A primeira, que contará com questões de múltipla escolha, e a segunda, que será composta por uma parte teórica e poderá ter uma outra parte experimental.

Alagoas – Os investimentos na educação pública tem feito Alagoas melhorar seu desempenho na olimpíadas de ensino. Na OBFEP 2017, o estado conseguiu o 1º lugar no Nordeste e a 2ª colocação em todo o país, ficando atrás apenas de São Paulo.

Alagoas conquistou 26 medalhas ao total, sendo quatro delas de ouro. Além disso, o estado foi segundo em número absoluto de inscritos para a primeira fase da OBFEP em 2017.

Calendário – Confira o cronograma de atividades para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas:

– Credenciamento – 05 de abril a 02 de junho;

– Provas da 1ª fase – 14 de agosto;

– Divulgação do gabarito – até 17 de agosto;

– Data máxima para cadastro dos alunos que fizeram 1ª fase – até 27 de agosto;

– Data para divulgação do nº mínimo de acertos para 2ª fase – até 30 de agosto;

– Confirmação das sedes para a 2ª fase – 31 de agosto a 5 de setembro;

– Provas da 2ª fase – 20 de outubro;

– Data máxima para as sedes entregarem os cadernos aos Correios – 23 de outubro;

– Resultado final da OBFEP – até 28 de fevereiro de 2019.

Ascom – 04/04/2018

(Visited 4 times, 4 visits today)