Praia de Maragogi: esgoto que escorre das grotas da cidade vão parar dentro do mar

Uma das mais belas orlas do estado de Alagoas, Maragogi, não tem mais sido tão bem vista como antigamente. Trata-se do esgoto que escorre das grotas da cidade e vão parar dentro do mar. A situação tem preocupado comerciantes e prejudicado o comércio local.

Comerciantes denunciaram que o problema acontece desde as fortes chuvas que caíram na região no mês de março e até agora nada foi feito. A cena tem afetado comerciantes e causado revolta em turistas que frequentam o lugar, além de danificar diretamente o meio ambiente local, já que dejetos sem tratamento são despejados no mar.

“A tubulação fica no fim da orla de Maragogi, cartão postal da cidade, e está prejudicando comerciantes e assustando turistas. Desde março fazemos reclamações junto aos órgãos competentes e nada foi feito. Inclusive, recursos estaduais chegaram para corrigir esses malfeitos e nada”, relatou um comerciante que não quis se identificar.

Segundo ele, técnicos da prefeitura colocaram algumas tubulações ao redor da língua suja para isolar o local, mas nenhuma obra teve início desde então. “Em 2016, a atual gestão conseguiu, de algum modo, conter essas línguas sujas. Temos comércio aqui e isso atrapalha diretamente nosso negócio”, afirmou o comerciante.

A imagem negativa da região também é um fator agravante para o comércio. “O turista tira foto, reproduz e o destino fica mal visto. Isso impede o turismo, a incidência de turistas diminui, voos, serviços, número de empregos cai por falta de demanda. Essa é uma cadeia sensível”, explica o comerciante.

* Por Maysa Alves – estagiária sob supervisão – 08/08/18

(Visited 1 times, 1 visits today)