Famílias sem-teto invadem casas do Minha Casa Minha Vida em Novo Lino

Obras do residencial começaram em 2013 e não terminaram.
Local não tem água nem energia, diz representante do movimento.

42 famílias sem teto invadiram um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida no município de Novo Lino, Zona da Mata de Alagoas. O local está em obra desde 2013, e ainda não foi concluído nem entregue. A ocupação começou na quarta-feira (28), mas a maioria das famílias se mudou nesta quinta (29) para o local.

O conjunto fica localizado a cerca de 1km de Novo Lino, no Povoado Esquiva. Uma placa em frente ao conjunto mostra que a obra começou em junho de 2013, está orçada em R$ 1 milhão e prevê a construção de 40 casas. A obra é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, da prefeitura do município e do Banco Paulista.

A reportagem entrou em contato com a Caixa Econômica e com a assessoria do Banco Paulista, que ficaram de passar um posicionamento sobre o caso. Nenhum representante da prefeitura de Novo Lino foi localizado.

De acordo com Marcos Antônio da Silva, o Marrom, coordenador estadual do Movimento Via do Trabalho (MVT), a ocupação será por tempo indeterminado.

“Essa construção é uma obra que já vem se arrastando há 3 anos, e que tá parada há um ano e meio. Parou na metade. Há cinco anos estamos lutando para conseguir moradia para muitas famílias, e como esse conjunto estava parado, resolvemos ocupar o local. Todas as casas foram tomadas”, explica Marrom.

As casas não têm água nem energia, e muitas delas não estão nem concluídas. “Muita gente aqui vivia de favor na casa de parentes, ou pagava aluguel sem nem ter condições, ou nem casa tinha. Há cinco anos estamos cobrando a prefeitura para conseguir casas ou um terreno para essas pessoas e nada”, afirma o coordenador do MVT.

Ainda segundo Marrom, além das casas, um terreno ao lado do conjunto também foi tomado, e vai abrigar outras famílias em barracos.

g1

29/12/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0