Universidade chilena financia estudo científico realizado no Instituto de Computação da Ufal

Professor Héctor Allende Cid é dos pesquisadores do estudo teórico visando a resolução de problemas utilizando combinação de algorítimos aplicado em diversas áreas do conhecimento

image

Um estudo denominado de “Aprendizado de Máquina Distribuidora” para aplicação em áreas como a da ciências da terra, meteorologia e diagnóstico da velocidade de ventos está em desenvolvimento do Instituto de Ciência da Computação (IC), da Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa é financiada pela Universidade Católica Val Paraíso, integra o Projeto Engenharia 20/2030 do Governo Chileno e possibilitou a vinda do professor Héctor Allende Cid, doutor em Engenharia de Informática com atividades realizadas na área de aprendizagem de máquina.

Pela Ufal, a pesquisa conta com participação dos professores Alejandro Fréry e André Lage Freitas, respectivamente, diretor do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) e diretor do Grupo de Pesquisa de Sistema Distribuído (GSD). Envolve ainda alunos do curso de Ciência da Computação, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Héctor Allende informa que o projeto trata sobre resolução de problemas onde a informação está distribuída geograficamente, e como resolvê-los combinando algorítimos locais.

Conforme conceito, algorítimo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais devendo ser executadas mecânica ou eletronicamente em um intervalo de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita. É dotado de passos necessários para realizar uma tarefa e sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano.

Sobre a colaboração científica envolvendo as duas instituições, o professor enfatiza: “A Ufal tem pesquisadores com relevantes estudos o que oportuniza a alunos do curso de Ciência da Computação um maior aprendizado e também desperta – os para a pós-graduação”, disse Héctor.

Desde março do ano passado realizando estudos na Ufal e de volta à universidade chilena neste mês de fevereiro, o pesquisador informa que o trabalho em formato de Nuvem (Sistema em Cloud – Computing) para armazenamento e processamento dos dados, será apresentado em abril deste ano para publicação em periódicos internacionais da área.

Ele acrescenta que, para a continuidade dos estudos na área, está definida a ida do professor André Lage, em 2017, para Universidade Católica Val Paraíso e a vinda dele no início do citado ano para a Universidade Federal de Alagoas.

image-2

Ascom/UFAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0